segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Maturidade em PMO.

É normal que após um seminário algumas idéias surjam, e que a vontade de implementar estas idéias no seu dia-a-dia é enorme.

Com o VII seminário de gerenciamento de projetos encerrado na ultima semana não havia de ser diferente.

Neste critério, nenhuma palestra superou a de Américo Pinto que mostrou de forma bastante objetiva como avaliar a maturidade de PMO.

O meu interesse no assunto é grande, afinal o esforço para o gerenciamento de mais de 20 consultores envolvidos em diversos projetos de implantação de softwares é grande.

Antes da palestra do Américo, as palestras com este tema, ou até mesmo as palestras que tratavam a administração de portfólios se limitava ao planejamento de projetos alinhados a estratégia.

Ou seja, até então faltava algum para dizer que os PMO também podem ser organizações operacionais e táticas dentro das empresas, e nem por isso serem imaturos ou pouco profissionais.

No fim da palestra constatei que o escritório de projetos ao qual dedico boa parte do meu esforço profissional a dois anos sobre de uma terrível crise de identidade, mas por outro lado, há uma solução a vista.

Diria até, que há mais que uma solução a vista, há bons horizontes a serem desbravados e uma excelente forma de mostrar a organização que um PMO operacional pode gerar excelentes resultados e tornar-se essencial a organização.

A próxima etapa é desenvolver um projeto que ajuste o PMO a este modelo, dando a ele a identidade e as funções necessárias.

Mais informações a respeito não deixe de acessar: http://www.pmomaturitycube.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário