Poucos processos tem tanta influência no sucesso ou fracasso de um projeto, afinal, é durante esta etapa que você irá definir não apenas o produto final do seu projeto, mas também a forma como você, gerente de projetos, irá gerenciar o próprio trabalho.
É nesta fase a lista de riscos começa a tomar proporções, pois quase sempre nos deparamos com situações do tipo:
- Requisitos ricamente detalhados, provavelmente lhe darão mais trabalho para gerenciá-los do que para executá-los.
- Muitas vezes descrever um processo ou especificação será o esforço em tratar uma teoria e não a realidade.
- Requisitos? sim anotei na minha agenda. (2 linhas)
Mas além destes "riscos" conhecido no processo de coleta de requisitos eu costumo adicionar mais um, que chamo de : Arrogância do Conhecimento (A.C.).
Partindo do conceito que Arrogância é a crença de que nossas realizações nos colocam acima das regras e que Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, classifico a Arrogância do Conhecimento como a auto-suficiência a ponto de decidir se alguém esta certo ou errado, baseado no que eu sei, e não na razão ou motivo do meu interlocutor.
Confusso? Um exemplo ajuda?
- Basta o interlocutor falar "Ordem de compra" que imediatamente o A.C. desliga o seu aparelho de escutar e começa por conta própria a desenhar a solução que ele acha a ideal, baseado no que ele sabe.
Arrogância é comportamento, e a não ser que seja meu "futuro" filho, mudar o comportamento de uma pessoas gera tanto esforço que quase sempre não vale a pena.
Mas não desista, há duas verdades das quais não se pode escapar:
A primeira é de que todos nós temos um pouco de A.C., e a segunda é que todos nós trabalhamos ou vamos trabalhar com um A.C. em algum momento.
Então o que podemos fazer para minimizar os efeitos das nossas arrogância durante uma coleta de requisitos?
- Escute, preste atenção, você pode até não conseguir especificações detalhadas, mas terá uma visão clara quanto aos objetivos do trabalho.
- Na coleta de requisitos, tenha foco no objetivo e não no processo em si.
- Pode parecer contraditório, mas os A.C.´s com freqüência geram desconfiança no interlocutor, (ou você realmente acredita que ele não percebe que você não esta prestando atenção no que ele fala?) mas se você se concentrar em prestar atenção no que é dito e anotar o máximo possível estabelecerá uma relação de confiança e tranqüilidade.
ATENÇÃO 1: Estas anotações são importantes, não as tome em um pedaço de papel ou em uma página qualquer da sua agenda. Esteja certo que você será avaliado por isso, então esteja preparado para tanto.
ATENÇÃO 2: O que você acha? Assinatura é importante? Sim, lembre-se que as anotações feitas só serão úteis se der problema. (Só ?!!)
Se você assim como eu, acredita que é inevitável um certo grau de arrogância a medida que se adquire conhecimento, não se sinta culpado. Pois como diz Albert Bernstein, ser feliz e estar sempre certo são coisas incompatíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário