sábado, 11 de setembro de 2010

Insônia ou Zeigarnik?

Você já passou por isso?

São duas horas da manhã e você esta muito cansado, mas nem por isso o sono chega. Você lembra de um e-mail que tem que passar, uma ligação que tem que fazer e até mesmo aquela conversa que faltou ter com alguém da sua equipe no fim do dia. Você diz para si mesmo, que as 02:00 não há o que fazer, vira para o lado e acha que agora o sono chega.... Dois minutos depois esta pensando por que não atualizou aquele cronograma...

Inevitavelmente você vai achar que esta com insônia e que o trabalho esta acabando com você? Tudo isso pode ser verdade, mas pode ser que você também esteja sofrendo do efeito ZEIGARNIK.

Bluma Zeigarnik, um dos primeiros psicólogos em 1927 estava pesquisando como os garçons lembravam dos pedidos dos clientes. Bluma descobriu que lembramos mais das tarefas incompletas do que das tarefas concluídas. Mais que isso, ele descobriu que nosso cérebro tem a propensão inata a completar o que está incompleto e concluir o inconcluso.

Podemos até dizer que pessoas de alto desempenho, o efeito Zeigarnik é especialmente forte.

Ok, se isso não chega a ser um consolo para as suas noites mal dormidas, tente o seguinte antes de partir para os remédios:

- Estipule fins arbitrários para as tarefas; Estabeleça metas que podem ser concluídas até a hora de sair do trabalho, adquira o hábito de dizer a si mesmo que fez o que precisava ser feito naquele dia. Anote o que não pode realizar e vá para casa.

- Respire fundo e diga para si mesmo, esta tarefa esta concluída.
- Transfira o maximo de informações possíveis do cérebro para outro lugar. Por que gastar a memória RAM do seu cérebro com informações que podem estar em uma agenda, Outlook, Blog ou até mesmo no Twitter? Use seu cérebro para ser criativo.

- Faça uma última transferência na hora de dormir: O que você precisa lembrar amanhã? Anote em um bloco que em último caso pode estar na cabeceira da sua cama e boa noite.

- Mas você realmente pode estar com insônia, causada por stress ou outra doença. Consulte um médico se seus problemas de sono forem persistentes.

- Transforme estas dicas em hábito, tranquilizar o seu cérebro não será algo que irá fazer de um dia para outro, ou melhor, de uma noite para outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário