segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Projeto PMO Mais (Parte VI) Primeira avaliação de maturidade


Projeto PMO Mais (Parte VI) Primeira avaliação de maturidade

Uma vez estabelecido o PMO na organização, o momento é de realizar a primeira avaliação.

Como comentado anteriormente, se a empresa que esta sendo implementado este projeto já possui mais de um projeto sendo administrado, vale dizer então que em maior ou em menor grau ela já possui um PMO.

Com isso a primeira avaliação é possivel de ser realizada, independente da formalização ou não do PMO. Porém é essencial que neste momento, os serviços ofertados pelo PMO estejam "oficializados" e descritos.

Para responder o questionário tenha os seguintes aspectos estabelecidos:

- Os componentes do PMO reunidos discutem cada pergunta e, ainda juntos, respondem o questionário de avaliação por meio de um consenso ou;

- Os componentes do PMO reunidos discutem cada pergunta, e cada componente do PMO faz a sua avaliação individual. O preenchimento final do questionário é feito da seguintes forma: 

a) Conforme a mais baixa avaliação, no caso do nível atual de maturidade;
b) Conforme a mais alta avaliação, no caso do nível desejado de maturidade.

Não recomendamos que o questionário seja respondido pelos clientes do PMO, pois a linguagem do questionário é técnica e voltada para os profissionais que atuam no PMO.

Entendemos que ao submeter o questionário aos clientes do PMO é possível que haja um entendimento inadequado das perguntas, o que poderia comprometer os resultados da avaliação.

A imagem abaixo mostra os critérios de resposta para a pergunta (Desenvolve e implementa a metodologia padrão de Gerenciamento de Projetos?)



(clique sobre a imagem para melhor visualizar)

Cada um dos serviços estabelecidos pelo PMO devem ter o seu proprio critério de nivel. Lembrando mais uma vez que o questionário completo esta em : http://www.pmomaturitycube.org e pode ser adaptado de acordo com a situação de cada empresa.

Vamos presupor que para o serviço: Desenvolve e implementa a metodologia padrão de Gerenciamento de Projetos? O nivel obtido do serviço seja 1, enquanto que o nível desejado seja 3.

Neste caso teremos um serviço em que PMO e sua gestão terão que realizar ações e atuar para melhorar o serviço oferecido.

Ao se terminar a avaliação de todos os serviços realizados, pontuando o nível atual e o nível esperado, o resultado final pode ser apresentado da seguinte forma:


(clique sobre a imagem para melhor visualizar)

Níveis de Maturidade com percentuais entre 0% e 33% são considerados Básicos. Níveis entre 34% e 66% são considerados Intermediários. Por fim, níveis de Maturidade entre 67% e 100% são considerados avançados.

Análise dos resultados:

Para avaliar as respostas considere que:

- O nível Desejado nem sempre precisa ser o maximo para o PMO ser eficiente ou ainda maduro.

- Em algumas situações o PMO inclusive pode objetivar regredir de um nível maior para menor, caso seu proposito esteja desfocado. Exemplo: PMO declaradamente Operacional com muitas atribuições estratégicas.

O resultado final da primeira avaliação pode ser apresentado visulamente no gráfico abaixo:


(clique sobre a imagem para melhor visualizar)

O gráfico de 3 pontas permite uma visão rápida e gerencial da maturidade dos serviços oferecidos pelo PMO X a Maturidade esperada. A comparação deste gráfico com as avaliações a seguir são de grande valia aos gestores do PMO, conforme veremos nos proximos post´s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário