
Ontem realizei uma importante reunião, que com certeza ficará marcada para mim.
Mas antes de falar sobre esta reunião, um pequeno histórico sobre este projeto:
No início do mês de agosto entrou no ar o sistema ERP em um dos maiores projetos já realizados pela empresa em que trabalho. E com certeza o maior projeto em que já me envolvi.
Foi um ano e meio de trabalho, mais de 25 pessoas envolvidas diretamente, muitas dificuldades técnicas, um redesenho completo dos processos do cliente e muitas horas de consultoria (+ de 10.000)
Mas enfim, após um mes de utilização do sistema, ontem realizamos a primeira reunião de avaliação.
Dificuldades? Evidente que sim, afinal um envolvimento de usuários esta no ápice, os processos e novos controles ainda encontram ressistências, mas no geral, estamos navegando sem maiores sustes e grandes recompensas já brilham no futuro.
O cliente já percebe os ganhos que o sistema pode oferecer a empresa.
Méritos são muitos: Uma equipe focada, alinhada e muito bem preparada, escopo bem definido, recursos disponíveis, grande apoio da direção da empresa, e muita COMUNICAÇÃO. Sempre efetiva, pontual e direta.
Tenho que confessar que durante a pós graduação e até mesmo durante o tempo em que me preparei para o exame do PMI a área de comunicação ficou de lado nos meus estudos.
É claro que eu sei o quanto a comunicação é importante para o sucesso de um projeto, que 90% do trabalho de um GP é "fazer" a comunicação, que os planos de comunicação devem abranger todas partes interessadas, ou seja, a teória não chega a ser um problema. Mas a prática é bem mais "divertida"
Como esta prática aconteceu no projeto?
- Todos envolvidos conheciam o escopo em detalhes;
- Todos eram informados sobre o andamento do cronograma e do escopo, e não informados, puderam acompanhar o semana a semana a evolução do trabalho em um relatório "colorido" e bem explicativo. (espero em breve poder publicar um exemplo que desenvolvemos)
- Os tardicionais cartazes, com avisos sobre o projeto, estavam espalhados por toda a empresa;
- A identidade visual do projeto foi muito boa;
Mas o principal de todos fatores sobre comunicação foi de que haviam reuniões semanais com os diretores e com o comitê de decisão do projeto, esta reunião era honesta, direta e sem rodeios. Baseada em fatos e números. Nunca tentamos "adivinhar" como estava o projeto.
Um grande aprendizado, sem dúvida. Que venha os próximos.
Mas antes de falar sobre esta reunião, um pequeno histórico sobre este projeto:
No início do mês de agosto entrou no ar o sistema ERP em um dos maiores projetos já realizados pela empresa em que trabalho. E com certeza o maior projeto em que já me envolvi.
Foi um ano e meio de trabalho, mais de 25 pessoas envolvidas diretamente, muitas dificuldades técnicas, um redesenho completo dos processos do cliente e muitas horas de consultoria (+ de 10.000)
Mas enfim, após um mes de utilização do sistema, ontem realizamos a primeira reunião de avaliação.
Dificuldades? Evidente que sim, afinal um envolvimento de usuários esta no ápice, os processos e novos controles ainda encontram ressistências, mas no geral, estamos navegando sem maiores sustes e grandes recompensas já brilham no futuro.
O cliente já percebe os ganhos que o sistema pode oferecer a empresa.
Méritos são muitos: Uma equipe focada, alinhada e muito bem preparada, escopo bem definido, recursos disponíveis, grande apoio da direção da empresa, e muita COMUNICAÇÃO. Sempre efetiva, pontual e direta.
Tenho que confessar que durante a pós graduação e até mesmo durante o tempo em que me preparei para o exame do PMI a área de comunicação ficou de lado nos meus estudos.
É claro que eu sei o quanto a comunicação é importante para o sucesso de um projeto, que 90% do trabalho de um GP é "fazer" a comunicação, que os planos de comunicação devem abranger todas partes interessadas, ou seja, a teória não chega a ser um problema. Mas a prática é bem mais "divertida"
Como esta prática aconteceu no projeto?
- Todos envolvidos conheciam o escopo em detalhes;
- Todos eram informados sobre o andamento do cronograma e do escopo, e não informados, puderam acompanhar o semana a semana a evolução do trabalho em um relatório "colorido" e bem explicativo. (espero em breve poder publicar um exemplo que desenvolvemos)
- Os tardicionais cartazes, com avisos sobre o projeto, estavam espalhados por toda a empresa;
- A identidade visual do projeto foi muito boa;
Mas o principal de todos fatores sobre comunicação foi de que haviam reuniões semanais com os diretores e com o comitê de decisão do projeto, esta reunião era honesta, direta e sem rodeios. Baseada em fatos e números. Nunca tentamos "adivinhar" como estava o projeto.
Um grande aprendizado, sem dúvida. Que venha os próximos.
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