terça-feira, 31 de agosto de 2010

Quem não se comunica, se ...


Ontem realizei uma importante reunião, que com certeza ficará marcada para mim.

Mas antes de falar sobre esta reunião, um pequeno histórico sobre este projeto:

No início do mês de agosto entrou no ar o sistema ERP em um dos maiores projetos já realizados pela empresa em que trabalho. E com certeza o maior projeto em que já me envolvi.

Foi um ano e meio de trabalho, mais de 25 pessoas envolvidas diretamente, muitas dificuldades técnicas, um redesenho completo dos processos do cliente e muitas horas de consultoria (+ de 10.000)

Mas enfim, após um mes de utilização do sistema, ontem realizamos a primeira reunião de avaliação.

Dificuldades? Evidente que sim, afinal um envolvimento de usuários esta no ápice, os processos e novos controles ainda encontram ressistências, mas no geral, estamos navegando sem maiores sustes e grandes recompensas já brilham no futuro.

O cliente já percebe os ganhos que o sistema pode oferecer a empresa.

Méritos são muitos: Uma equipe focada, alinhada e muito bem preparada, escopo bem definido, recursos disponíveis, grande apoio da direção da empresa, e muita COMUNICAÇÃO. Sempre efetiva, pontual e direta.

Tenho que confessar que durante a pós graduação e até mesmo durante o tempo em que me preparei para o exame do PMI a área de comunicação ficou de lado nos meus estudos.

É claro que eu sei o quanto a comunicação é importante para o sucesso de um projeto, que 90% do trabalho de um GP é "fazer" a comunicação, que os planos de comunicação devem abranger todas partes interessadas, ou seja, a teória não chega a ser um problema. Mas a prática é bem mais "divertida"

Como esta prática aconteceu no projeto?
- Todos envolvidos conheciam o escopo em detalhes;
- Todos eram informados sobre o andamento do cronograma e do escopo, e não informados, puderam acompanhar o semana a semana a evolução do trabalho em um relatório "colorido" e bem explicativo. (espero em breve poder publicar um exemplo que desenvolvemos)
- Os tardicionais cartazes, com avisos sobre o projeto, estavam espalhados por toda a empresa;
- A identidade visual do projeto foi muito boa;

Mas o principal de todos fatores sobre comunicação foi de que haviam reuniões semanais com os diretores e com o comitê de decisão do projeto, esta reunião era honesta, direta e sem rodeios. Baseada em fatos e números. Nunca tentamos "adivinhar" como estava o projeto.

Um grande aprendizado, sem dúvida. Que venha os próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário